Trent Reznor e Atticus Ross compuseram pontuações para alguns dos meus filmes e programas de televisão favoritos nos últimos 15 anos. Os músicos de nove polegadas pregam, conhecidos por suas colaborações com autores de renome como David Fincher e Luca Guadagnino, invadiram o filme compondo com sua pontuação Moody e Melodic for the Social Network (2010), que lhe rendeu um Oscar. O que eu acho mais fascinante em seu trabalho é que eles não têm som de assinatura – cada pontuação que compõe parece completamente distinta daquele antes.
A colaboração de Reznor e Ross com Guadagnino em seu filme de 2024 Challengers produziu uma de suas pontuações mais comentadas. Suas composições para o filme foram cinéticas e surpreendentes e até provocaram uma festa de dança dentro do meu cinema. A pontuação parecia um shoo-in para a glória da temporada de prêmios. No entanto, os desafiantes foram deixados de fora da lista de nomeação do Oscar. Embora eu ache que o trabalho deles foi muito merecedor de reconhecimento, não foi a primeira vez que os compositores foram esquecidos. Na minha opinião, sua pontuação marcante para a garota com a tatuagem de dragão (2011) – sem dúvida o auge de seu incrível corpo de trabalho – foi um desprezado ainda maior do que os desafiantes.
A pontuação dos desafiantes definitivamente mereceu ser indicada para um Oscar
As composições de Reznor & Ross foram os aspectos mais memoráveis do filme
Desde a primeira cena dos desafiantes, eu sabia que estava reservado para algo diferente. O filme começa com um coro cantando sobre música orquestral calmante – o que se poderia esperar de um filme sobre tênis – no entanto, essa percepção foi rapidamente quebrada. Quando começa a partida entre Patrick (John O’Connell) e a arte (Mike Faist), os dois jogam quase no silêncio até que um sutil batendo surge, gradualmente se intensificando quando a câmera zoom em Tashi (Zendaya). O som se transforma em uma batida de techno de total golpe-uma reminiscência de um videogame-enquanto Tashi assiste a bola, investindo completamente em todos os derrames.
Relacionado
Guia de elenco e personagem desafiantes
O elenco do filme de esportes românticos de Luca Guadignino é cheio de atores talentosos que transformam essa história em algo divertido e vivo.
Enquanto sua pontuação para sons desafiadores, diferente de tudo, Reznor e Ross já compostos, sinto que ele compartilha uma semelhança importante com seu outro trabalho – ele investiga o funcionamento interno dos personagens e captura sua essência e também destaca os temas do filme. A maioria dos compositores pretende estabelecer o tom e o humor de um filme, mas toda pontuação de Reznor e Ross é definir os protagonistas.
Enquanto os personagens envelhecem, eles continuam jogando os mesmos jogos entre si, figurativamente e literalmente
Challengers é uma história sobre concorrência, lutas de poder, planejamento e desejo, e as batidas latejantes da partitura refletem a ansiedade e a tensão que essas emoções criam. Mesmo quando a música diminui e adota um som mais tradicional, reflete as profundas inseguranças dos personagens. O filme pula constantemente no tempo e, enquanto os personagens envelhecem, eles continuam jogando os mesmos jogos entre si, figurativos e literalmente.
Relacionado
Por que Art & Patrick abraça no final dos desafiantes
Os desafiantes de Luca Guadagnino deixaram a grande questão de quem venceu a partida, mas a parte mais importante e significativa do final é o abraço.
Durante a temporada de prêmios, os especialistas destacaram a pontuação do filme e pensaram que era certo que os desafiantes seriam indicados, especialmente depois de vencer o Globo de Ouro. Foi de longe a pontuação mais memorável e discutida do ano, mencionada frequentemente em quase todas as conversas sobre o filme. Enquanto o brutalista, o conclave e o robô selvagem eram indicados dignos, Wicked depende principalmente de composições do musical da Broadway, e eu achei a música do Emilia Pérez tão esquecível quanto as músicas do filme. É uma pena que a academia não tenha levado espaço para algo tão ousado e original quanto a pontuação dos desafiantes.
A garota com a tatuagem de dragão foi roubada de uma indicação ao Oscar por sua pontuação
A pontuação de Reznor & Ross para o filme de Fincher é o seu melhor trabalho
Enquanto os desafiantes perdendo uma indicação ao Oscar foram decepcionantes, ela empalidece em comparação com os compositores que não estão sendo reconhecidos por sua pontuação magistral para The Girl With the Dragon Tattoo, de David Fincher. O filme é brutal e intenso, e para mim, nenhuma pontuação na memória recente capturou completamente a atmosfera de um filme como o trabalho deles aqui. Semelhante aos desafiantes, a música parece uma extensão de seu protagonista. Lisbeth Salander é implacável, gelada e um verdadeiro enigma, e a pontuação – construída a partir de sons estranhos, experimentais e instrumentos indecifráveis - me ajudaram a me conectar com ela em um nível mais profundo.
Os compositores discutiram seu processo criativo com a Entertainment Weekly, revelando como eles criaram meticulosamente a identidade do filme.
“Começamos a gravar as coisas de uma maneira diferente que se baseava no desempenho, nada programado. E essas seriam minhas habilidades limitadas em instrumentos de cordas e passagens que conseguiríamos isso e então os processaríamos de uma maneira que nos daria uma sensação orgânica e orgânica em camadas de que parecia algo que nunca havíamos feito antes.
Outro aspecto brilhante da pontuação da tatuagem do dragão é sua capacidade de evocar uma sensação de pavor rastejante. Eu estava à beira do meu assento o filme inteiro, quando Lisbeth e Blomkvist (Daniel Craig) se aprofundaram em sua investigação. As paisagens sonoras assustadoras espelhavam perfeitamente seu crescente desconforto, bem como minha crescente ansiedade, sobre onde a história sombria estava indo. A pontuação constrói uma tensão quase implacável, culminando em um clímax cheio de revelações sinistras. Tudo sobre a música do filme funciona perfeitamente – ele não apenas complementa o filme; Ele o eleva a outro nível, um feito raro para qualquer trilha sonora.
Reznor e Ross agora colaboraram com Fincher em cinco filmes, e seu processo criativo se diferencia para cada projeto. Com a rede social, eles foram trazidos para a música tardia e composta depois de assistir ao filme completo. Para a garota com a tatuagem de dragão, eles começaram enquanto o filme ainda estava sendo filmado e só lia o romance. Enquanto isso, para Mank, Fincher simplesmente sugeriu: “E se parecia talvez inspirado por Bernard Herrmann e como se fosse gravado em 1935 e este recipiente de filme ficou na prateleira por 60 anos?” (via GQ)
Ano
Pontuações de filmes de Reznor/Ross para David Fincher
2010
A rede social
2011
A garota com a tatuagem de dragão
2014
Garota se foi
2020
Querer
2023
O assassino
A colaboração de longa data dos criativos é construída sobre um profundo respeito mútuo, permitindo que eles criem continuamente alguns de seus melhores trabalhos. Reznor falou sobre sua abordagem para trabalhar com Fincher com o estágio do cinema:
Eu acho que a chave para esse trabalho era um respeito mútuo entre David e eu, que temos muito. Era divertido não ser o chefe para uma mudança e divertido entrar em sua cabeça e ajudá -lo a perceber o que viu e ouviu lá.
O que vem a seguir para Reznor e Ross?
Os compositores estão trabalhando em uma lista eclética de projetos
Trent Reznor e Atticus Ross continuam sendo dois dos compositores mais prolíficos de Hollywood, freqüentemente assumindo vários projetos por ano. Sua pontuação mais recente foi para o desfiladeiro, um romance de mistura de gênero. A próxima é sua primeira colaboração com Scott Derrickson e, após a caça, seu quarto projeto com Luca Guadagnino, que explora um escândalo que irrompe em um campus da faculdade. Eles também estão compondo a pontuação para Tron: Ares. No entanto, meu projeto mais esperado deles é intergalático: o profeta heretic, o novo videogame de Neil Druckmann, o criador de The Last of Us.
Filme
Meus filmes favoritos
Minha lista de observação
Desafiantes
8/10
Data de lançamento
26 de abril de 2024
Tempo de execução
131 minutos